Bronzeado, ACM Neto se autodeclara pardo
Herdeiro do clã político baiano, político se irrita ao ser questionado sobre sua cor

ACM Neto (União Brasil) apareceu bastante bronzeado em entrevista à TV Bahia nesta segunda-feira, 12. Indagado pelo jornalista Vanderson Nascimento, que é negro, sobre a autodeclaração feita à Justiça Eleitoral de que seria pardo, ACM se irritou. “Oh, Vanderson, vamos lá. Quem é que faz minha leitura social como branco?”, disparou, recebendo como resposta: “Toda a sociedade”.
Herdeiro político de ACM, seu avô, branco, Neto ainda atacou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de confundir a identidade de raça no país. A Bahia, seu estado, tem quase 80% da população negra. “Eu me considero pardo. O erro é do IBGE e não meu. Em 2016 eu fui candidato a prefeito de Salvador, e naquela época não existia fundo eleitoral, nem cota, eu me declarei pardo. Eu estou muito à vontade. Eu me considero (pardo). O povo baiano é muito misturado. Agora é engraçado, Rui Costa, governador da Bahia, se declarou pardo. O candidato a vice do PT se declarou pardo. O nome disso é preconceito. Eu sou um cara que respeita todo mundo. Governei Salvador de maneira plural. É como eu me enxergo”, afirmou.
Roda Super Sortuda Mapa do siteHá realmente maior número de registros de candidaturas de pessoas negras nas eleições 2022 ou houve aumento de fraude na autodeclaração racial? Eis a questão.#Eleicoes2022#acmnetohttps://www.hitechautocenter.com
— Flávia NS (@luataurinaa) September 13, 2022